sábado, 15 de setembro de 2012

Apresentação do blog


Esse site tem três objetivos principais:

1. Informar sobre o problema de habitação no Brasil em geral e em Joinville em particular. Estado, industriais e especuladores imobiliários têm seus canais de comunicação garantidos pelas emissoras de TV e jornais de modo que veiculam suas opiniões como se fossem unânimes. No entanto, o objetivo desses agentes sociais é a reprodução do solo urbano como uma mercadoria. Nossa informação é isenta, mas não é neutra: partimos do princípio que o solo deve servir ao uso, a quem nele mora, e não como fonte de renda para atravessadores. Por isso vamos mostrar, em números, entrevistas, relatos, fotos e vídeos o problema habitacional a partir de uma perspectiva que contribua com sua superação.

2. Denunciar o problema habitacional. Para boa parte da sociedade que tem moradia, o problema habitacional é quase invisível. Atinge aqueles que não tem onde morar ou comprometem boa parte de seu salário com o aluguel. Serão denunciados os altos preços dos aluguéis, os vazios urbanos, os imóveis sem moradores para que sensibilizemos toda a sociedade para esse problema de primeira ordem.

3. Propor uma saída para esse problema social. A crítica à concentração da terra urbana é, por ela mesma, legítima, mas iremos além: há mecanismos e políticas possíveis para minorar ou mesmo acabar com o déficit habitacional. Seja reivindicando o artigo 6º da Constituição Brasileira, seja nos apoiando no Estatuto das Cidades, seja apoiando decididamente os movimentos que por meio de ocupações questionam a função social da propriedade do solo, estaremos demonstrando que a desigualdade não é um estado natural da sociedade, mas antes a acomodação à interesses historicamente constituídos e reproduzidos na gestão da cidade.

Frente de Luta pela Moradia Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário